Endereço
R. Silva Cardoso, 154 - Bangu, Rio de Janeiro, RJ.
Contato
(21) 99918-5007
Endereço
R. Silva Cardoso, 154 - Bangu, Rio de Janeiro, RJ.
Contato
(21) 99918-5007
Quanto será que posso comer?
Essa é uma dúvida que surge com muita frequência no meu consultório, e hoje, assim como sempre, vou recorrer à literatura científica para abordar a quantidade e a qualidade de proteínas, independentemente do seu objetivo, seja ele emagrecimento, hipertrofia ou saúde.
Em primeiro lugar, é muito importante considerar que não existe uma quantidade limite de absorção. Nosso corpo irá absorver a proteína, quer seja em pequenas ou grandes quantidades. Portanto, um excesso proteico, embora mais difícil, pode de fato se converter em gordura. O que frequentemente ocorre é um excesso no consumo de certas fontes proteicas que estão associadas a um alto teor de gorduras, como carnes gordurosas, o que pode resultar em ganho de peso. Portanto, é essencial ter cuidado nesse aspecto, dando prioridade sempre a carnes magras com menor concentração de gordura.
No que diz respeito à quantidade, ela varia de acordo com várias características individuais, como sexo, objetivo e avaliação física. No entanto, de maneira geral, para aqueles que buscam hipertrofia ou emagrecimento, recomenda-se uma ingestão de pelo menos 1,6 g por kg de peso corporal, podendo chegar até 3 g por kg de peso corporal. Geralmente, uma faixa de até 2,2 g por kg corporal já é mais do que suficiente!
Além disso, a qualidade da proteína desempenha um papel essencial, especialmente quando se trata de hipertrofia. Escolha proteínas de alto valor biológico, como ovos, carnes magras e leite, que são ricas em aminoácidos essenciais, incluindo a leucina, que desempenha um papel fundamental no processo de síntese proteica.
É igualmente importante saber distribuir essa proteína ao longo do dia. Consumir cerca de 20 a 40 gramas de proteína por refeição (0,4 g/kg/refeição) em pelo menos três refeições é uma estratégia eficaz para continuar estimulando o anabolismo e reduzindo o catabolismo muscular. Naturalmente, é essencial contar com um programa de treinamento individualizado e garantir um descanso de qualidade para otimizar os resultados da hipertrofia.
Lembre-se de que cada dieta deve ser adaptada ao seu objetivo específico. Se você deseja um plano alimentar personalizado e acompanhamento com o melhor nutricionista esportivo em Bangu ou online, estou à disposição para ajudar. Entre em contato para obter mais informações sobre o meu programa de acompanhamento
Nutricionista Rafael Gustavo
Telefone: 21 99918-5007
Endereço: Rua Silva Cardoso, 154
Site: https://nutrirafaelgustavo.com/